quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resenha do artigos proposto pela professora Keith Sato

A luta como um todo, vem de gerações, tem toda a sua história, religião, praticas e regiões, ou seja, cada parte do mundo possui sua luta característica e objetiva. Antigamente era se utilizada para treinamento de combate, defesa de suas terras (ESPARTERO, 1999). A luta esta relacionada em todas as pessoas, desde a antiguidade no qual o homem luta contra o homem para sobreviver (FARIÑA, 2002).
Segundo Cisse (1995), no Senegal, a luta é a prática mais tradicional, classificada sob duas formas: golpes de percussão (socos) e a maneira tradicional, na qual é proibida a utilização do punho. Hoje em dia as lutas são praticadas em Jogos Olimpicos nas suas variadas modalidades.A luta hoje é muito utilizada em ambientes escolares, a importancia da educação da criança através da luta, ensinando os valores. Nas academias de ginasticas para o conhecimento e aperfeiçoamento da modalidade ou para um condicionamento físico. No esporte, a pessoa tem objetivo treinar para o alto rendimento participando de competições.
As lutas estão veinculadas a formação de profissionais de Educação Fisica, através do mesmo, o profissional passa à ter uma vivência no esporte, transmitindo esse conhecimento para as crianças ou treinamento especifico.
Segundo Nakamoto et al. (2004), sua definição caracteriza-se que é um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, no qual o alvo é o próprio adversário, existindo a possibilidade de ataque a qualquer momento e simultaneamente. 
As lutas tem uma grande importância para a formação para uma melhor intervenção nesse segmento, a formação deve possibilitar aos alunos os seguintes conteúdos: origens e desenvolvimento  das lutas, artes marciais e esportes de combate; classificações e carcterizações quanto as denominações, sistemas de combate, vestimentas, temporalidade, ações motoras e princípios operacionais; progressões pedagógicas no âmbito escolar.
Para que um profissional de Educação Física na área do Bacharelado que irá trabalhar na disciplina de lutas e que esteja capacitado para tal finalidade, este deve ter um referencial teórico no qual ele tira a base para explicar e ensinar desde os fundamentos básicos das lutas como sua história, definições da luta, suas classificações, preparar o atleta para a disputa de uma competição, momento de trabalhar a especialidade da modalidade, velocidade, tempo de reação, força, resistência, agilidade. Lidar com aspectos externos como psicológico num momento de pressão, trabalhar o atleta em caso de lesões, derrotas, vitórias. O principal treinamento vem do teórico até seu aperfeiçoamento, para que serve e quando precisar executar o golpe. Por isso o profissional deve estar sempre se atualizando e estudando métodos para o treinamento ou iniciação, sempre trabalhando de forma séria e lúdica para fazer com que seu atleta se interesse mais com o esporte.

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Cambate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.

Fabrício Boscolo Del`Vecchio
Emerson Franchini


Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

Mariana Simões Pimentel Gomes
Marcio Pereira Morato
Edison Duarte
José Júlio Gavião de Almeida

2 comentários:

  1. Legal! Mas quais são os conteúdos que devem ser trabalhados na disciplina de lutas para o curso de bacharelado....
    Façam a citação do artigo!

    ResponderExcluir
  2. O Taekondo é uma das artes marciais mais dinâmicas e eficientes do mundo.

    ResponderExcluir