segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO


Os jogos de oposição têm como principal objetivo o contato inicial com o esporte através de atividades lúdicas que vivenciam o mesmo. Essas atividades são adaptadas de outras brincadeiras para que os alunos se interajam e possam descobrir movimentos que normalmente não fariam.
Dentro dessas atividades, elas são subdivididas de acordo com o seu objetivo, são elas:

Jogos de Rapidez e Atenção
O objetivo deste tema é trabalhar a sua velocidade com ambos os membros para vivenciar numa luta verdadeira. Familiarizar os movimentos para executar numa possível luta, trabalhando seus fundamentos de forma lúdica. Exemplo a atividade da aranha.

Aranha – O professor escolhe um aluno que ficará ao centro da sala, ele terá que ficar com apoio de 6 membros para pegar os seus colegas, quando o aluno encostar em um colega, ele também vira aranha e continua até que todos virem. Para o aluno pegar, ele terá que se movimentar rapidamente se deslocando e os outros terão que se esquivar para não ser pego.

Jogo de Conquista de Objetos
Têm como objetivo a captura de um objeto, mas para isso, o aluno terá que pensar, se mover, usar a força, estratégia de como ter sucesso na captura. Atividades desse grupo já passa à vivenciar o domínio, como na atividade que logo citarei. Exemplo:

Gol com as mãos – É dividido em dois grupos de número igual, cada aluno do grupo recebe uma numeração, cada grupo fica posicionado numa distancia igual. O professor falará um numero, e o numero correspondente de cada grupo pegará a bola que estará ao centro e tentará levar até a base adversária realizando o gol, o outro não pode deixar ele fazer o gol tentando roubá-la para fazer o gol.

Jogo de Conquista de Território
Seu principal objetivo como o título já indica, é conquistar território através de golpes ou movimentos impedindo que seu adversário avance.

Conquista de Território – É dividido em dois grupos, uma corda delimitará o campo de cada grupo, cada grupo terá uma bola pra proteger, objetivo geral da atividade é roubar a bola do adversário e atravessar para seu campo. Não pode ficar em apenas 2 apoios. O professor impõe as regras adaptando-a.

Jogos para Desequilibrar
Tem como objetivo desequilibrar o adversário realizando sua queda. Esse grupo vivencia muito a característica de domínio na luta.

Em duplas - Os alunos formarão duplas sentando no chão encostando suas costas, após o sinal sonoro do professor, os mesmos terão que se virar, sem tirar os joelhos do chão, derrubar seu colega encostando suas costas no chão. Pode ser adaptada para realizar em pé para conseguir desequilibrar.

Imobilizar e Livrar
Atividade clara para domínio no qual se utiliza muito a força e agilidade para conseguir imobilizar o adversário quanto se livrar caso esteja próximo de ser imobilizado. Característica clara como uma luta de chão.

Jogos para Combater
Este ultimo grupo no intuito de vivenciar o esporte através de atividades lúdicas tem como objetivo a luta em si. Este esta mais perto da luta propriamente dita, o combate real, adaptando para brincadeiras lúdicas tornando um jogo de oposição.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Atividades práticas durante as aulas


Todas as atividade descritas abaixo foram realizadas durante as aulas práticas da professora Keith Sato para uma vivência com as lutas através de uma forma lúdica, atraindo os alunos para a modalidade sem que haja treinamento.


SOCIABILIZAÇÃO (Aquecimento) – Está atividade tem como objetivo a sociabilização entre os alunos para que numa aula inicial, os alunos conheçam seus colegas, assim como o professor conheça seus alunos, estimulando os alunos a realizarem um movimento criativo do mesmo. Para inicio da atividade, o professor toma a iniciativa, ele realizado um movimento ou pose sobre um golpe ou posição de uma luta falando ao mesmo tem seu nome, logo em seguida todos repetem. O próximo aluno fará a mesma coisa, e na hora de repetir, todos realizem o mesmo golpe do professor dizendo o seu nome e em seguida realiza o golpe do aluno dizendo seu nome também, e assim por diante.

TODOS CONTRA TODOS (Percussão) – Nessa atividade os alunos têm como objetivo tocar uma parte do corpo de qualquer colega que estiver na sala, segundo a parte do corpo que o professor indicar, eles se espalharão pela sela e o professor indica uma parte do corpo, o aluno tentará tocar esse local indicado dos seus colegas, mas não deixará que os outros o toquem.

EM DUPLAS (Domínio) – A atividade a seguir ajudará os alunos a ter um melhor reconhecimento de uma luta de domínio. Os alunos formarão duplas sentando no chão encostando suas costas, após o sinal sonoro do professor, os mesmos terão que se virar, sem tirar os joelhos do chão, derrubar seu colega encostando suas costas no chão.

TIRAR A BOLA (Domínio) – Cada aluno ficará sentado de costas para sua dupla, terá uma bola de ginástica entre os dois, após o sinal do professor, eles se virarão e agarrar a bola, o aluno que chegou atrasado terá que tirar a bola de seu colega transformando em sua posse, cabe aos alunos pensarem da forma que tentarão tirar a bola do adversário.

DERRUBAR O COLEGA (Domínio) – Os alunos em duplas partirão de pé, após o sinal do professor, cada um terá que derrubar seu adversário antes que ele o derrube. É uma adaptação em pé para que os alunos demonstrem uma velocidade e agilidade maior para derrubar o colega.


CACHORRINHO (Domínio) – O professor selecionará um aluno para ser o “cachorrinho”, ele terá como objetivo derrubar seus colegas estando com 6 apoios, enquanto que eles estarão fugindo com 2 apoios, o aluno que ele derrubar se torna o pegador até que todos forem derrubados.

TIRAR O COLETE (Mistas) – Em duplas, cada aluno terá que amarrar um colete em uma parte do seu corpo, cada um terá como objetivo protegê-lo e ao mesmo tempo tentar “roubar” o colete de seu adversário.

TOCAR COM O COLETE (Percussão) – Todos os alunos terão um colete, eles ficarão espalhados pela sala, o professor falará o nome de um dos alunos na sala, esse aluno terá que fugir para que não seja tocado com o colete pelos seus colegas, o professor fala o nome de outro colega e ele fugirá e assim por diante.

CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS


Sua classificação é conforme a ação motora de uma luta e quanto a sua distância.

A ação motora é dividida em dois grupos:
Percussão – É a modalidade no qual tem por objetivo apenas o toque no adversário, seja com chutes ou socos. A luta é realizada pelos atletas com uma uma média ou grande distância entre si para que haja o toque ao mesmo tempo se protegendo do adversário, o toque acarreta o ponto para a execução do toque perfeito. Exemplo de modalidades: Karatê, Boxe, Taekwondo.

Karatê

Boxe


Taekwondo


Domínio – As lutas de domínio têm como objetivo o contato direto, ou seja, não a distância entre os atletas para que haja a luta, para que o atleta tente superar o outro, ele tentará imobilizar, agarrar, derrubar para vencer a luta. Nesta classificação o atleta terá que ter um conjunto para superar seu adversário, como força, resistência, agilidade, diferente do outro tipo de luta. Exemplos como: Judô, Sumo, jiu jitsu.

Judô

Sumo

 Jiu Jitsu



Mistas - As lutas mistas envolvem as duas classificações já citadas, tanto domínio como percussão pra levar o atleta adversário ao nocaute técnico, imobilização, golpes que finalizam a luta derrotando-os. Exemplos: MMA (Artes Marciais Mistas).

MMA




A distância pode ser dividido em três partes:
Curta – Essa distância esta relacionada às lutas de domínio, pois sua ação motora é de segurar, contato direto sem toques. Exemplos: Sumo, Judô, Jiu Jitsu.

Média – A distância média esta relacionada à ação motora de toque com membros do corpo, ou seja, não há materiais havendo apenas toques para conquista do ponto. Está relacionada diretamente às lutas de percussão. Exemplos: Karate, Muay Thay, Taekwondo.

Longa – Para essa classificação, é obrigatoriamente a utilização de implementos para a prática das lutas. Exemplo: Esgrima, Kendo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resenha do artigos proposto pela professora Keith Sato

A luta como um todo, vem de gerações, tem toda a sua história, religião, praticas e regiões, ou seja, cada parte do mundo possui sua luta característica e objetiva. Antigamente era se utilizada para treinamento de combate, defesa de suas terras (ESPARTERO, 1999). A luta esta relacionada em todas as pessoas, desde a antiguidade no qual o homem luta contra o homem para sobreviver (FARIÑA, 2002).
Segundo Cisse (1995), no Senegal, a luta é a prática mais tradicional, classificada sob duas formas: golpes de percussão (socos) e a maneira tradicional, na qual é proibida a utilização do punho. Hoje em dia as lutas são praticadas em Jogos Olimpicos nas suas variadas modalidades.A luta hoje é muito utilizada em ambientes escolares, a importancia da educação da criança através da luta, ensinando os valores. Nas academias de ginasticas para o conhecimento e aperfeiçoamento da modalidade ou para um condicionamento físico. No esporte, a pessoa tem objetivo treinar para o alto rendimento participando de competições.
As lutas estão veinculadas a formação de profissionais de Educação Fisica, através do mesmo, o profissional passa à ter uma vivência no esporte, transmitindo esse conhecimento para as crianças ou treinamento especifico.
Segundo Nakamoto et al. (2004), sua definição caracteriza-se que é um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, no qual o alvo é o próprio adversário, existindo a possibilidade de ataque a qualquer momento e simultaneamente. 
As lutas tem uma grande importância para a formação para uma melhor intervenção nesse segmento, a formação deve possibilitar aos alunos os seguintes conteúdos: origens e desenvolvimento  das lutas, artes marciais e esportes de combate; classificações e carcterizações quanto as denominações, sistemas de combate, vestimentas, temporalidade, ações motoras e princípios operacionais; progressões pedagógicas no âmbito escolar.
Para que um profissional de Educação Física na área do Bacharelado que irá trabalhar na disciplina de lutas e que esteja capacitado para tal finalidade, este deve ter um referencial teórico no qual ele tira a base para explicar e ensinar desde os fundamentos básicos das lutas como sua história, definições da luta, suas classificações, preparar o atleta para a disputa de uma competição, momento de trabalhar a especialidade da modalidade, velocidade, tempo de reação, força, resistência, agilidade. Lidar com aspectos externos como psicológico num momento de pressão, trabalhar o atleta em caso de lesões, derrotas, vitórias. O principal treinamento vem do teórico até seu aperfeiçoamento, para que serve e quando precisar executar o golpe. Por isso o profissional deve estar sempre se atualizando e estudando métodos para o treinamento ou iniciação, sempre trabalhando de forma séria e lúdica para fazer com que seu atleta se interesse mais com o esporte.

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Cambate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.

Fabrício Boscolo Del`Vecchio
Emerson Franchini


Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

Mariana Simões Pimentel Gomes
Marcio Pereira Morato
Edison Duarte
José Júlio Gavião de Almeida